Design

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1. Design de produtos

O design de produto engloba todo o processo de criação (o que inclui investigação, exploração e inovação) de produtos por uma empresa, marca ou empreendedor. Dentro desse universo, temos desde a análise do problema que o produto se propõe a resolver, seu funcionamento e as matérias-primas que serão utilizadas até a maneira como esse produto será colocado no mercado, incluindo serviços complementares e produtos digitais. O design de produto é a criação de novas ofertas por uma empresa, marca ou empreendedor. Um novo produto não precisa necessariamente ser uma invenção inovadora, é possível usar novos materiais, adaptar ou modificar produtos existentes, assim como encontrar novas funções, combinar dois produtos para criar um terceiro, eliminar partes de produtos ou serviços ou reinventar algo que já existe. Tudo vai depender dos momentos iniciais de análise da situação. Sobre as etapas do design de produto:

  • Investigação e planejamento de produto: Análise de mercado e investigação de todas as informações disponíveis. Contextualização de onde e como se pode obter as matérias-primas, quais elementos já se têm e quais devem ser adquiridos. Definição do montante necessário como investimento inicial, assim como uma possível estratégia de logística de materiais e de qual seria a equipe necessária para viabilizar e executar a ideia.
  • Criação e teste de protótipos: Momento dinâmico e prático da ideia inicial. Um protótipo é uma representação do produto, com a qual se consegue interagir, observar o funcionamento, modificar, alterar materiais, fazer os ajustes necessários e verificar se o produto realmente soluciona o problema que foi inicialmente planejado para resolver. Uma vez que o protótipo esteja pronto, deve ser utilizado em um ambiente controlado, para detectar falhas no design, resistência de materiais, facilidade e comodidade de uso etc. A ideia é verificar a qualidade dos materiais utilizados, mapear fornecedores, identificar dificuldades de produção e a vida útil do protótipo. Ao final desta etapa, é provável que o design inicial não corresponda exatamente ao resultado final, mas os testes e erros levarão à melhor versão possível do produto.
  • Cadeia logística e design definitivo: Depois de escolher a melhor versão possível do protótipo, deve-se planejar todos os elementos da produção: matéria-prima, armazenagem, fornecedores, logística, pontos de venda etc. Resultando no ápice de tudo que foi aprendido nas anteriores, para criar a melhor versão para o projeto.

2. Desenvolvimento de logomarcas e identidade visual

Design gráfico é um modo de se comunicar por meio visual. Esta comunicação pode ser feita utilizando: Desenhos; Imagens; Textos; Códigos; Animações; Diagramação; Outras ferramentas criativas. O design gráfico é todo o trabalho de criação e seleção para a comunicação de ideias.

As figuras gráficas vão além de imagens alusivas do real ou de representações do imaginário e desejam construir novos sentidos tanto para o produtor quanto para o cliente.

No contexto de empresa e o desenvolvimento de logomarcas trabalhamos com o que chamamos de Identidade Visual, que é o conjunto de símbolos, elementos gráficos e visuais que representam uma marca. O objetivo desses elementos visuais, é fazer com que a marca permaneça na mente dos consumidores e possa ser identificada sempre que ela realizar alguma ação. Isso ocorre por meio das cores usadas, formas, fontes e tudo o que envolve a marca, dentro da sua estratégia de marketing e divulgação. O importante é que os elementos que compõem a identidade visual, consigam passar a essência do negócio e sejam facilmente identificados pelos consumidores, de forma rápida. É preciso criar uma atmosfera em torno da marca que a identifique, considerando os seus valores e o seu posicionamento no mundo. Assim, a melhor maneira de fazer com que uma empresa se destaque e seja reconhecida positivamente, é criando uma identidade forte e consolidada no mercado.

  • O primeiro passo vem alinhado com um entendimento muito similar aos conceitos das técnicas de briefings comuns na área do marketing. É quando realizamos um alinhamento e olhamos para técnicas de levantamento de dados.
  • Caminhamos para a etapa das descobertas onde buscamos, através de pesquisas, questões importantes em relação ao produto. Dessa maneira, colocamos na balança dados relevantes que entram em contrapeso com todas as hipóteses construídas de forma interna.
  • Logo depois, vem a etapa de análise e ideação. Essa fase é uma das mais desafiadoras, porque precisamos racionalizar tudo aquilo que foi descoberto nas informações levantadas. A partir disso, para resolver o problema levantado, idealizamos os caminhos que seguiremos.
  • A etapa de design ou de desenho das ideias, consiste no desenvolvimento visual que materializa as ideias, com o intuito de torná-las tangíveis e testáveis. O famoso protótipo.
  • No teste, validamos a descoberta junto com as personas construídas ao redor do problema inicial. Aqui, observamos opiniões, comportamentos e compreensão da solução que construímos.
  • Finalmente, chegamos ao acompanhamento de tudo aquilo que foi validado e lançado para enxergarmos o engajamento do que foi produzido. Essa etapa poderia ser muito bem observada como final. No entanto, ela alimenta uma geração de insights para os próximos ciclos da solução desenvolvida.

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