Consultoria e Auditoria

Consultoria e Auditoria

Consultoria e Auditoria

  1. Implementação de sistemas de gestão baseados nas normas SiAC (PBQP-H), ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 21401, ISO 55001, ISO/IEC 20000-1 e ISO/IEC 27001
  2. Apoio à Manutenção de Sistemas de Gestão
  3. Auditoria de 1ª e 2ª partes em Sistemas de Gestão
  4. Consultoria em Gestão de Processos (mapeamento e melhoria de processos)
  5. Elaboração de Planejamento Estratégico
  6. Desenvolvimento de Prêmios setoriais
  7. Elaboração de PGRS
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1. Implementação de sistemas de gestão baseados nas normas SiAC (PBQP-H), ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 21401, ISO 55001, ISO/IEC 20000-1 e ISO/IEC 27001

A metodologia de intervenção para implementação de Sistemas de Gestão com base em normas, compreende atividades de planejamento, consultoria e acompanhamento.

As principais atividades desenvolvidas são:

  • Estabelecimento de uma estrutura geral de implementação, constituindo um grupo de trabalho na empresa, sob a liderança de um Coordenador.
  • Realização de Palestras Introdutórias para explicar às pessoas dos setores envolvidos o projeto de implementação e os temas centrais envolvidos.
  • Realização de diagnóstico inicial e elaboração de um Plano de Ação, com o objetivo de adequar as práticas, a infraestrutura e os controles existentes às exigências previstas nas normas, levando em conta a estratégia a ser adotada para implementação e certificação.
  • Monitoramento da Implementação – em paralelo às consultorias para orientação da implantação dos requisitos específicos, o grupo de trabalho realiza em conjunto com o consultor, as atividades previstas no Plano de Ação. Nosso propósito é fazer com que o cliente absorva e se aproprie dos conhecimentos para atuar de forma autônoma na maior abrangência possível. Parte do trabalho de acompanhamento poderá ser feito de modo remoto.
  • Realização de uma auditoria interna, de modo a verificar com rigor e precisão, a situação do Sistema de Gestão, antes da Auditoria a ser conduzida pelo Organismo de Certificação.

Conforme necessidade, poderão ser incluídas no projeto as atividades de treinamentos específicos sobre a norma ou outros temas e a formação de auditores internos.

Todas as visitas e/ou reuniões remotas de consultoria são documentadas em relatórios que são entregues à organização

A implementação dos sistemas de gestão também poderá ser feita de modo integrado, ou seja, poderão ser adotadas, simultaneamente, mais de uma norma. Exemplos: SiAC + ISO 9001, ISO 9001 + ISO 14001, ISO 9001 + ISO 14001 + ISO 45001 ou qualquer outra combinação dentro do escopo de atuação da APRIMOR.


2. Apoio à Manutenção de Sistemas de Gestão

Algumas organizações sentem a necessidade suporte de consultoria, mesmo após a certificação de seu Sistema de Gestão, de modo que os resultados já alcançados sejam aprimorados e contribuam para o êxito nas auditorias de manutenção dos organismos certificadores.

A consultoria para manutenção de Sistemas de Gestão é adaptada ao contexto da organização e envolve atividades como:

  • Realização de visitas e/ou reuniões remotas para orientar as atividades de manutenção do Sistema de Gestão da organização. Entre os temas que são tratados nestas reuniões, incluem-se:
    • Verificação da emissão de registros obrigatórios, para situações tais como a ocorrência de não-conformidades, a gestão de mudanças etc.
    • Atualização de controles de monitoramento
    • Realização de planejamentos específicos (treinamentos, calibração, auditoria interna e outros)
    • Alterações de documentos normativos
    • Apoio à realização de análises críticas pela Direção
    • Orientações à equipe

Todas as visitas e/ou reuniões remotas são documentadas em relatórios que são entregues à organização


3. Auditoria de 1ª e 2ª partes em Sistemas de Gestão

A auditoria de sistemas de gestão é realizada com base em modelos normativos como a ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO/IEC 27001 etc., separadamente ou em conjunto (gestão integrada), e tem como finalidade avaliar o Sistema de Gestão da organização (auditoria de 1ª parte) ou de seus clientes (auditoria de 2ª parte) em relação aos requisitos da(s) norma(s).

A auditoria de 1ª parte também funciona como “filtro” de eventuais não-conformidades, diminuindo a possibilidade de virem a ocorrer em Auditorias de Certificação ou de Manutenção.

As Auditorias são conduzidas com base em princípios, que incluem:

  • Conclusões baseadas em fatos
  • Confidencialidade
  • Foco no Sistema de Gestão e na agregação de valor
  • Uso de padrões como referência

As principais atividades envolvidas são as seguintes:

  • Análise Prévia de Documentos: Alguns procedimentos poderão ser solicitados para análise prévia, em particular o Manual de Gestão da organização.
  • Reunião Inicial: A reunião inicial, com representantes da empresa tem o objetivo de confirmar os planejamentos e deflagrar o início da Auditoria.
  • Coleta de Evidências: Refere-se às entrevistas, análises de registros e observações nas áreas de interesse.

Dentro de prazo máximo de 5 dias úteis, será entregue à organização o Relatório Final da Auditoria, contendo as constatações e recomendações pertinentes para adequação à versão da(s) norma(s) auditada(s).

Acompanhamento das ações corretivas e da sua eficácia: Etapa opcional.


4. Consultoria em Gestão de Processos (mapeamento e melhoria de processos)

A identificação e o mapeamento dos processos da organização apoiam o entendimento das necessidades e expectativas dos seus clientes e demais partes interessadas, permitindo-se um planejamento adequado das atividades, a definição das responsabilidades das pessoas envolvidas e o uso adequado dos recursos disponíveis.

Nossa consultoria para gestão de processos atua para que as organizações possam ter maior controle sobre as atividades envolvidas nos processos, contribuindo para obtenção de melhores resultados. As principais etapas envolvidas neste serviço são as seguintes:

  • Definição do escopo do trabalho a ser realizado – Os consultores da Aprimor irão discutir com os representantes da organização sobre qual é a abrangência (por exemplo, quais são os processos a serem trabalhados) e a finalidade do trabalho (por exemplo, otimização das etapas dos processos, padronização dos processos, documentação para fins de automação etc.)
  • Diagnóstico dos processos – De acordo com o foco de trabalho definido no escopo, os processos serão avaliados na sua forma atual (“as is”), o que geralmente envolve o desenho de fluxos de processo, entrevistas com executantes, identificação de relacionamentos existentes com outros processos (cadeia cliente-fornecedor interna) e/ou com clientes finais e análise de documentos normativos internos e externos
  • Identificação de oportunidades de melhoria – Com base no diagnóstico, as oportunidades de melhoria são identificadas e propostas à organização

Todos os resultados dos trabalhos realizados pela consultoria são documentados de modo apropriado ao uso da organização.


5. Elaboração de Planejamento Estratégico

A consultoria para elaboração do planejamento estratégico envolve as seguintes atividades principais:

  • Análise do contexto da organização, resultando em diagnóstico do ambiente interno (pontos fortes e fracos) e do ambiente externo (ameaças e oportunidades)
  • Definição das linhas estratégicas a serem adotadas pela organização, levando em conta sua Missão, Valores e Visão de Futuro
  • Proposição de cenário(s) a ser(em) adotado(s) para o planejamento estratégico
  • Definição de objetivos e metas estratégicas, dentro da abordagem SMART (Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-bound, ou seja: Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Realistas e com prazo para alcance).
  • Elaboração do Plano estratégico e metodologia de acompanhamento

6. Desenvolvimento de Prêmios setoriais

A APRIMOR já desenvolveu vários modelos para premiações setoriais com base em critérios de gestão e específicos de segmentos tais como: turismo, tecnologia da informação e indústria gráfica. Conforme demanda de entidades representativas do segmento (associações, sindicatos etc.), desenvolvemos e organizamos todo o processo de premiação, sendo as principais atividades desenvolvidas:

  • Elaboração de critérios que serão utilizados para avaliação do nível de atendimento das organizações participantes. Estes critérios envolvem aspectos específicos do segmento e aspectos de gestão. Os critérios são organizados sob a forma de listas de verificação e do manual de interpretação (para os avaliadores)
  • Desenvolvimento do regulamento da premiação
  • Treinamento dos avaliadores
  • Programação das avaliações nas organizações
  • Consolidação dos dados resultantes das avaliações
  • Emissão dos Relatórios

7. Elaboração de PGRS

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é uma exigência legal para várias organizações e a APRIMOR auxilia as organizações a estar em conformidade com estes requisitos. Para tanto, as seguintes atividades são desenvolvidas

  • Coleta, tratamento e compilação das informações do gerenciamento de resíduos sólidos e elaboração do PGRS conforme as exigências da Lei 12305, de 02/08/2010 e seu respectivo regulamento (Decreto Nº 7404, de 02/08/2010). A elaboração será realizada na plataforma SINIR.
  • Emissão de ART (anotação de responsabilidade técnica) junto ao CREA

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